127: Alimentação saudável e amiga do ambiente? Troque a carne por isto

  • 3 semanas 
  • 5Minutes
  • 1051Words
  • 17Views

 

– Não sou adepto de radicalismos na alimentação. E digo isto, porque há uns anos atrás, quando mudei da alimentação “normal” para a dieta macrobiótica, a transição de uma dieta para a outra foi de seis meses. Muita gente não efectua essa transição e depois surgem os problemas de inadaptação alimentar e de saúde. Neste caso, para quem come habitualmente carne bovina, não aconselho a substituir de imediato, pela spirulina. Mais abaixo, dou informação sobre esta alga (spirulina) que poderá ser tomada como um suplemento adicional à dieta normal. E quem pretender eliminar a carne vermelha, faça-o faseadamente e substitua por carne branca (frango ou peru) e soja texturizada que é uma proteína vegetal substituta da carne. Mas regressando à spirulina (que desconhecia a sua existência) e depois de verificar as suas características, já encomendei ao Celeiro (passe a PUB) uma caixa de comprimidos para testar.

🇵🇹 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL // SPIRULINA

published in: 3 semanas 

Para tornar a sua alimentação mais saudável e amiga do ambiente basta trocar a carne bovina por spirulina, um suplemento alimentar feito a partir de algas.

WILLPOWER STUDIOS / Flickr
Spirulina

Uma alimentação saudável, equilibrada e com uma preocupação com o ambiente é cada vez mais comum nos dias que correm. As pessoas já não têm medo de experimentar novas dietas e o número de vegetarianos e veganos tem crescido de vento em popa.

Surpreendentemente, a Islândia pode desempenhar um papel importante neste sentido.

Asaf Tzachor, investigador da Escola de Sustentabilidade da Universidade Reichman, em Israel, publicou recentemente um estudo em que destaca umas instalações islandesas que cultivam spirulina, uma fonte altamente nutritiva de proteínas, ferro e ácidos gordos essenciais.

O seu estudo procurou avaliar o sistema de biotecnologia de última geração que cultiva spirulina. A spirulina é uma micro-alga que pode ser usada como suplemento alimentar.

Entre os benefícios da spirulina para a saúde, destacam-se a prevenção de doenças do coração, como enfarte, aterosclerose e AVC. Além disso, também ajuda no tratamento da diabetes, rinite alérgica e no ganho de massa muscular.

O estudo descobriu que a qualidade nutricional da spirulina produzida no ON Power Geothermal Park é superior à da carne bovina no que toca a proteína, ácidos gordos essenciais e ferro. Assim, a spirulina pode servir como alternativa mais saudável, segura e mais sustentável do que a carne, escreve o SciTechDaily.

Por cada quilo de carne bovina substituída pela spirulina islandesa, os consumidores economizam cerca de 1.400 litros de água, 340 metros quadrados de terreno fértil e quase 100 quilos de gases com efeito de estufa.

O suplemento alimentar feito a partir das micro-algas pode ser consumido de diferentes formas, inclusive como biomassa húmida, pasta, pó ou comprimido.

As algas, especialmente a spirulina, são consideradas entre os alimentos mais eficazes do planeta e podem ser cultivadas usando diferentes técnicas.

No caso islandês, a spirulina é cultivada em sistemas fechados e controlados, sendo excepcionalmente resiliente a flutuações nas condições ambientais e climáticas.

“Segurança nutricional, mitigação das alterações climáticas e adaptação às alterações climáticas podem andar de mãos dadas. Tudo o que os consumidores devem fazer é adoptar um pouco de spirulina islandesa nas suas refeições e dietas, em vez de carne bovina.

É mais saudável, mais segura e mais sustentável. Qualquer mudança que desejamos ver no mundo deve manifestar-se nas nossas escolhas alimentares”, disse Asaf Tzachor.

Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista científica Marine Biotechnology.

ZAP //
15 Janeiro, 2023

Spirulina: O Que é e Quais os Seus Benefícios?

O Que é a Spirulina?

É uma alga microscópica unicelular em forma de espiral e de cor azul-esverdeada, consumida há milhares de anos pelos povos indígenas do México e África. Constitui um excelente suplemento para vegetarianos dado ser uma boa fonte proteica.

Pode ainda ser aconselhada como um complemento em dietas para perda de peso devido ao seu elevado valor nutricional e energético, que ajuda a impedir a perda de massa muscular e a ter um efeito saciante.

Alguns estudos têm vindo a demonstrar a capacidade de reforçar o sistema imunitário, assim como propriedades antivirais. É rica em proteínas (70%), aminoácidos, betacaroteno, clorofila e fibra e tem uma enorme variedade de vitaminas, minerais e oligoelementos.

Quais os Benefícios?

1) Excelente biodisponibilidade:

A parede celular da espirulina é composta por mucopolissacarídeos, em vez de celulose não digerível, que pode ser facilmente partida pelo sistema digestivo humano. Os seus nutrientes são, portanto, altamente biodisponíveis e rapidamente assimilados pelo organismo.

2) Riqueza em ácido gama-linoleico (GLA):

São muito poucos os alimentos ricos neste ácido gordo ómega-6, que tem um papel crucial não só no funcionamento do cérebro e da saúde reprodutiva, como no crescimento e desenvolvimento, na saúde óssea e ainda na regulação do metabolismo.

3) Riqueza em fitocianina:

Um fitoquímico que dá a esta alga uma cor azulada. Alguns estudos descobriram que é importante para o funcionamento do cérebro, a saúde do coração, o fortalecimento do sistema imunológico e na formação de células sanguíneas.

4) Controlo do peso:

Vários estudos apontam para a capacidade da spirulina auxiliar na manutenção de um peso corporal normal, no controlo do apetite e ainda na manutenção da sensação de saciedade.

Um outro estudo sugere que esta alga possa ter efeito na inibição parcial da digestão do amido. Ou seja, parte do amido ingerido na dieta acaba por chegar ao intestino na sua forma integral promovendo assim uma actividade intestinal normal e ainda contribui para um valor calórico mais reduzido da refeição.

5) Tónico energizante

Esta micro-alga tem ainda vindo a ser estudada pela sua potencial capacidade de manter a vitalidade e ser especialmente útil em casos de fadiga.

6) Rica em proteínas

Rica em aminoácidos (constituintes das proteínas), a spirulina é geralmente recomendada em dietas pobres em proteínas, em dietas vegan ou vegetarianas, por auxiliar na manutenção e preservação da massa muscular.

Celeiro



 

 18 total views,  1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *