120: Há 12 distritos sob aviso laranja devido ao vento e à agitação marítima

  • 2 semanas 
  • 3Minutes
  • 504Words
  • 11Views

 

🇵🇹 METEOROLOGIA // MAU TEMPO // IPMA

published in: 2 semanas 

Os distritos de Bragança, Viseu e Vila Real vão estar sob aviso meteorológico amarelo até às 06:00 de quarta-feira.

© JOSÉ COELHO/LUSA (Arquivo)

Doze distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar, até quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido ao vento.

Nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, o aviso laranja vai ser accionado entre as 03:00 e as 22:00 de quarta-feira.

Já nos distritos de Faro, Setúbal e Beja, será a partir das 18:00 de terça-feira até às 22:00 de quarta-feira.

Prevê-se a emissão do aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira; nos distritos de Leiria e Coimbra entre as 06:00 de hoje e as 22:00 de quarta-feira; no distrito de Lisboa entre as 09:00 de hoje e as 22:00 de quarta-feira.

Além destes 12 distritos, outros três, Bragança, Viseu e Vila Real, vão estar sob aviso meteorológico amarelo entre hoje e as 06:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo do IPMA significa que a situação é de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica, enquanto no laranja o risco é moderado e elevado, devendo a população seguir as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Frio e neve

A isto acresce a passagem de superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar marítimo, provenientes de nor-noroeste.

A sua passagem dará origem a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e mais frequente no Minho e Douro Litoral, que será sob a forma de neve nas terras altas

A partir de terça-feira, dia 17, deverá ocorrer a cotas relativamente baixas no Norte e Centro, acima de 900/1100 metros, baixando até 600/800 metros no dia 18, quarta-feira, com acumulações que poderão ser significativas.

Como consequência, até dia 19, quinta-feira, prevê-se uma descida gradual de temperatura, que se fará sentir inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se a todo o território no dia 18.

Nos dias 18 e 19, os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores 5°C, excepto no litoral (ente 5 e 8°C), sendo inferiores no interior Norte e Centro, da ordem de -5 a 0°C.

Os valores da temperatura máxima não deverão ultrapassar 9 a 14°C, sendo inferiores no interior, entre 5 e 9°C.

Haverá ainda formação de gelo, em especial no interior.

Diário de Notícias
DN/Lusa
16 Janeiro 2023 — 07:14



 

 10 total views,  1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *