142: Helicóptero caiu perto de Kiev 🇺🇦. Ministro entre as vítimas mortais

  • 2 semanas 
  • 3Minutes
  • 882Words
  • 18Views

 

🇺🇦 UCRÂNIA // QUEDA DE HELI // BROVARY

published in: 2 semanas 

Três crianças e três membros do governo ucraniano morreram na queda do helicóptero, em Brovary, nos arredores de Kiev. Há ainda a registar 29 feridos, entre os quais 15 crianças.

Queda de helicóptero na cidade de Brovary, nos arredores de Kiev
Foto Sergei SUPINSKY / AFP

Pelo menos 18 pessoas, entre as quais três crianças, morreram na sequência da queda de um helicóptero dos serviços de emergência junto a um infantário em Brovary, nos arredores de Kiev, disseram esta quarta-feira as autoridades ucranianas. O ministro da Administração Interna, Denis Monastyrsky, de 42 anos, é uma das vítimas mortais, confirmou o chefe da Polícia Nacional da Ucrânia, Ihor Klymenko. Há 29 feridos, incluindo 15 crianças, indicou o governador da região de Kiev, Oleksii Kuleba.

Foto Sergei SUPINSKY / AFP

Hoje, 18 de Janeiro, um helicóptero dos Serviços de Emergência caiu em Brovary. Como consequência do acidente morreram os dirigentes do Ministério da Administração Interna: o ministro, o vice-ministro e o secretário de Estado”, refere a nota da Polícia Nacional.

Foto Sergei SUPINSKY / AFP

Inicialmente, as autoridades ucranianas davam conta de 16 mortos.

Anton Gerashchenko, assessor do Ministério da Administração Interna, falou em “perdas trágicas” ao confirmar a morte dos três membros do governo.

“O Ministro da Administração Interna, Denys Monastyrsky, o seu primeiro vice, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado, Yurii Lubkovych, morreram hoje na região de Kiev. Os meus colegas, os meus amigos. Que perda trágica. As mais profundas condolências às suas famílias”, escreveu na rede social Twitter.

Já o presidente ucraniano referiu-se ao acidente como uma “tragédia terrível”. “A dor é indescritível”, referiu Volodymyr Zelensky no Facebook.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, enviou as “mais sinceras condolências às famílias das vítimas”, ao presidente [Volodymyr] Zelensky, ao primeiro-ministro Denis Shmyhal e ao povo da Ucrânia”.

“Juntamo -nos à Ucrânia no luto após o trágico acidente de helicóptero em Brovary. O ministro Denys Monastyrsky era um grande amigo da UE”, escreveu Charles Michel no Twitter.

Nove das vítimas mortais seguiam a bordo do helicóptero, detalhou o chefe da Polícia Nacional da Ucrânia.

Ainda não se conhecem as circunstâncias que levaram à queda do helicóptero e ainda não foram divulgadas informações sobre o tipo de aparelho.

Ainda de acordo com a polícia a queda do helicóptero provocou um incêndio.

As primeiras informações foram divulgadas pela presidência ucraniana que já indicava a existência de vítimas.

“Na cidade de Brovary, leste de Kiev, um helicóptero caiu perto de um infantário e de um edifício de apartamentos (…). Há vítimas”, disse Kyrylo Timochenko, do gabinete da presidência através de um mensagem difundida pelo sistema digital de mensagens Telegram,

“No momento da tragédia, crianças e funcionários da instituição estavam no jardim de infância. Nesta altura, foram todos retirados nesta altura”, informou o governador da região de Kiev, Oleksii Kuleba.

“Ambulâncias, polícia e bombeiros encontram-se no local”, acrescentou.

Até ao momento, desconhece-se as circunstâncias que provocaram a queda do aparelho.

A cidade de Brovary está localizada a cerca de 20 quilómetros de Kiev. As forças russas e ucranianas lutaram pelo controlo de Brovary nas fases iniciais da guerra, em curso desde 24 de Fevereiro, até que as tropas russas se retiraram no início de Abril.

Com AFP

Diário de Notícias
DN/Lusa
18 Janeiro 2023 — 09:29



 

 19 total views,  1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *