171: Junta militar do Burquina Faso dá ordem de saída aos franceses

  • 6 dias 
  • 2Minutes
  • 314Words
  • 12Views

🇷🇺☠️ A RÚSSIA PRECISA SER
DESNAIFICADA…!!! ☠️🇷🇺

RUSSONAZIS 🇷🇺☠️卐☠️🇷🇺 // COLÓNIAS // ÁFRICA

Tropas especiais gaulesas têm um mês para sair, num guião já visto no Mali, com os russos a quererem tomar o lugar vago.

Manifestação contra a presença militar francesa e a favor da Rússia de Putin em Uagadugu, capital do Burquina Faso.
© OLYMPIA DE MAISMONT / AFP

O regime militar do Burquina Faso disse à França que quer que as suas tropas estacionadas no país partam no prazo de um mês, informou no sábado a agência noticiosa estatal AIB.

“O governo burquino denunciou na quarta-feira passada o acordo que rege, desde 2018, a presença de forças armadas francesas no seu território”, disse a AIB, acrescentando que tinha dado à França um mês para completar a sua retirada.

Uma fonte próxima do governo disse que as autoridades tinham apelado à “partida dos soldados franceses num curto espaço de tempo”.

A França tem 400 soldados das forças especiais estacionados no Burquina para combater uma insurreição islamista, mas as relações entre Paris e Uagadugu deterioraram-se nos últimos meses.

O país é governado por uma junta militar, liderada pelo capitão Ibrahim Traoré, que tomou o ​​​​​​​poder em Setembro passado.

As tropas francesas retiraram-se do Mali no ano passado, após um golpe de Estado de 2020 na antiga colónia francesa, que viu os seus governantes aproximarem-se mais da Rússia.

O Burquina Faso, também outrora sob domínio francês, viu oficiais tomar o poder em Setembro, no segundo golpe de estado em oito meses. O estreitamento dos laços com a Rússia tem estado na ordem do dia no Burquina Faso desde o golpe de Estado.

Diário de Notícias
DN/AFP
21 Janeiro 2023 — 23:27

🇷🇺☠️☠️🇷🇺



 

published in: 6 dias 

 

 13 total views,  1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *